2º Grupão do ano Março


Mais uma vez o Senhor nos concede a graça de vivermos uma Quaresma, tempo de conversão e de penitência. Teremos uma nova oportunidade de conhecer melhor Jesus, contemplando o mistério de seu sofrimento ao fazermos a Via-Sacra, exercício espiritual que nos recorda a Paixão do Senhor, seu grande ato de amor por nós.  Ao mesmo tempo fazemos memória de todo sofrimento humano assumido pelo Filho de Deus. Tempo de oração, de silêncio interior e exterior, somos convidados a deixar de ver tanta televisão e a escutar menos músicas e ler mais a bíblia e bons livros.

A Quaresma nos convida à sobriedade. Não precisamos comer demais, nem precisamos de tanta roupa no armário. Dividir com quem não tem é uma atitude que nos aproxima do Amor e da Misericórdia. Oração, jejum e esmola são as três palavras chaves deste tempo de preparação para a Páscoa.

 Este ano a Campanha da Fraternidade vai tocar a questão das políticas públicas. Como entender o que são? Eu entendo que são as ações, programas e projetos dos governos para garantir e promover os direitos constitucionais dos cidadãos. Por exemplo, todo cidadão tem direito à educação. Ao governo cabe a responsabilidade de providenciar escolas, professores, material didático, merenda escolar etc. Tudo com o dinheiro do próprio povo, arrecadado nos impostos.

Em geral as políticas públicas são praticadas pelo Estado, são deficitárias e não atendem às necessidades a contento da população. De modo que o Estado está com grandes dívidas com relação às Políticas Públicas para o povo brasileiro, pois não está fazendo nenhum favor às pessoas.

Ontem, dia 20 de março, aconteceu o 2º grupão do ano, refletimos sobre o primeiro encontro da Campanha da Fraternidade desse ano de 2019, cujo tema foi: "A tentação de não lutar pelos seus direitos." As Políticas Públicas são um direito da cidadania constitucional e servem para garantir os direitos fundamentais à saúde, educação, moradia, segurança pública, trabalho, cultura, lazer, preservação do meio ambiente, entre outros.


  
















 O nosso próximo encontro é dia 27 de março ás 20 horas no salão paroquial, traga convidados, vamos dar continuidade ao segundo tema da Campanha da Fraternidade.








Um comentário:

  1. O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E DO GRUPO SE TORNAM PRESENTES ENTRE OS CASAIS A CADA ENCONTRO.PARABENS FÁTIMA E JOSE CARLOS POR NOS PROPORCIONAR MOMENTOS COMO ESSES.

    ResponderExcluir